O Programa

Apresentação

O Mestrado profissional Memória e Acervos se insere no Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

rui

O curso tem como principal objetivo a formação de gestores, técnicos e funcionários, em geral, que atuam com acervos públicos e privados diretamente ligados à conservação e à organização de documentos de natureza múltipla arquivística, museológica ou bibliográfica; curadores (de exposições, eventos, entre outros) de atividades que envolvam documentação de natureza diversa; gestores, funcionários, profissionais que trabalham com produção e difusão cultural, de espaços de memória; pesquisadores e responsáveis por eventos de natureza múltipla que utilizam acervos documentais em suas atividades correntes; estudantes recém-egressos da graduação, assim como o público em geral que esteja em busca de formação profissional na área de acervos e memória.
O profissional receberá uma formação ampla, conceitual e prática, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico, a apropriação de ferramentas e instrumentos que contribuam para o autodesenvolvimento, para atuar na área de acervos e memória.
LINHAS DE PESQUISA
O curso possui duas linhas de pesquisa. Conheça melhor a área de concentração e linhas de pesquisa, assim como nossa grade curricular e corpo docente.
PROCESSOS SELETIVOS
Em breve, o PPGMA lançará edital para novo processo seletivo. Para maiores informações, acompanhe nosso site.
NOTÍCIAS
Caso você seja nosso aluno, ou já tenha se formado conosco, é possível receber notificações em seu celular sobre eventos e comunicados pertinentes. Aqui você pode encontrar a opção a que melhor se adequa.
ACERVO
O PPGMA possui acervo próprio, mas nossos alunos também podem consultar o acervo da FCRB como um todo. Tenha acesso à base de dados referencial e pesquisar títulos. Além disso, o PPGMA lista alguns links externos pertinentes ao Programa.
PRODUÇÃO ACADÊMICA E DOCUMENTAÇÃO
Através do Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (RUBI), repositório institucional da FCRB, o PPGMA disponibiliza a produção acadêmica de seu corpo docente e discente, além das dissertações publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Na mesma plataforma, é disponibilizada a documentação inerente ao Programa.

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    • Nenhuma categoria

    Busca