Links externos

 

Aqui, você terá acesso a diversas fontes de informação, as quais poderão contribuir para o desenvolvimento e divulgação de sua pesquisa.

 

Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto: O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto – oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas. As dissertações do PPGMA também estão disponíveis neste Portal.

 

ABNT Coleção – Associação Brasileira de Normas Técnicas: Acesso a normas da ABNT como: NBR 6023:2018 (lista de referências); NBR 10520:2002 (citações); NBR 6028:2003 (resumos); NBR 14724:2011 (trabalhos acadêmicos: espaçamento entre linhas, tipo e tamanho de fonte, notas de rodapé, legendas etc.); NBR 6024:2012 (numeração progressiva – títulos de seções).

O acesso é exclusivo para docentes e discentes do PPGMA. Para obter as credenciais de acesso, procure a Secretaria.

 

Academia Brasileira de Letras (ABL): Reduções: Lista oficial de siglas, abreviaturas e reduções.

 

 

 Aulete digital: Dicionário online Caldas Aulete: o dicionário da língua portuguesa

 

Plataforma Lattes: Representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Consulte currículos de pesquisadores e cadastre o seu.

 

Planeta Zotero: Blog sobre o gerenciador de referência Zotero. Um gerenciador de referência corresponde a um software que permite armazenar, gerenciar e citar referências de acordo com normas específicas.

 

 

Jstor: Base de dados com acesso a diversos artigos de periódico, entre outras fontes de informação. Para acessar o conteúdo remotamente, solicite o login através do e-mail da Secretaria (secretaria.mestrado@rb.gov.br).

 

Portal de periódicos da CAPES: Biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil conteúdos de produção científica internacional.

 

Biblioteca Brasiliana (USP): Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida por Guita e José Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São cerca de 32 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes aproximadamente.

 

Portal Domínio Público: Biblioteca virtual que fornece amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

 

Machado de Assis: vida e obra: Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público – a biblioteca digital do MEC – e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.

 

Scientific Eletronic Library Online: Biblioteca digital de livre acesso e modelo cooperativo de publicação digital de periódicos científicos brasileiros.

 

  Scientific Eletronic Library Online Books: Biblioteca digital de livre acesso e modelo cooperativo de livros brasileiros.

 

Project Gutenberg: Coleção de livros eletrônicos gratuitos.

 

 Biblioteca Digital Mundial: A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

 

Open Library: Iniciativa do Internet Archive que desenvolveu uma biblioteca digital de sites e outros artefatos culturais em formato digital.

 

Digital Public Library of America: Portal com acesso a acervos culturais e intelectuais administrados por bibliotecas, arquivos e museus nos Estados Unidos.

 

 Biblioteca Nacional de Portugal: Um patrimônio documental vasto e muito diversificado que abrange quase dez séculos de história e cultura da sociedade portuguesa