DISCIPLINA |
DOCENTE |
Análise e Representação da Informação Documentária e a Pesquisa em Acervos Literários (Disciplina optativa – 4 créditos) Princípios teóricos e metodológicos para a elaboração e uso de instrumentos terminológicos, tais como o vocabulário controlado, no contexto da representação e da recuperação da informação. Critérios de análise do potencial informativo dos documentos. Natureza dos documentos, sua categorização, sua representação e o estabelecimento de pontos de acesso. |
Ana Lígia Silva Medeiros; Eliane Vasconcellos Leitão |
Arquivos e Bibliotecas em Ambiente Digital (Disciplina optativa – 4 créditos) Aborda o impacto da tecnologia da informação e comunicação nas instituições produtoras e de guarda de documentos. Examina o conceito e as funções de repositórios digitais arquivísticos e bibliográficos. Expõe os conceitos de documento, informação, documento arquivístico, documento arquivístico digital, bem como o de curadoria digital. Analisa a importância do conceito de autenticidade no ambiente digital. Discorre sobre acessibilidade e usabilidade. Estuda a ampla divulgação possibilitada pela internet e pelas redes sociais, que geram novas demandas, novos usuários e novas possibilidades de pesquisa. Estuda a importância da produção intelectual das instituições e as formas de divulgação por meio dos protocolos de acesso aberto. Apresenta os principais projetos desenvolvidos na área no Brasil. |
Luis Fernando Sayão; Margareth da Silva |
Arquivos e Sociedade (Disciplina optativa – 4 créditos) Patrimônio arquivístico como mecanismo de identificação e memória da sociedade, em suas dimensões públicas e privadas. Os aspectos epistemológicos e as funções sociais dos arquivos. Metodologias, métodos e processos que visam a organização e descrição dos acervos documentais de valor histórico, cultural, científico e informativo. Processos de organização e descrição dos arquivos sob a perspectiva do exercício da cidadania e de sua ampla utilização pela sociedade, privilegiando o acesso, o uso e os usuários da informação e dos acervos. Mecanismos de identificação e aproximação entre os arquivos e a sociedade, com ênfase na utilização dos acervos nas exposições, tais como: o planejamento, a conceituação, o conceito do material de divulgação, e demais atividades. |
Ana Célia Rodrigues; Lucia Maria Velloso de Oliveira (2016.1) José Maria Jardim Lucia Maria Velloso de Oliveira (2018.2) |
Comunicação e Educação em Diálogo com o Patrimônio (Disciplina optativa – 4 créditos) Cultura, memória, patrimônio, museu, museologia, comunicação e educação: conceitos teóricos de educação e comunicação em interface com o patrimônio. Desenvolvimento da relação entre a educação e o museu: história. Análise das práticas comunicacionais e educativas: museu/escola; museu/comunidade; museu/movimentos sociais; museu/público interno; recepção e estudos de público. Avaliação e pesquisa. Análise e reflexão do papel educacional dos espaços museológicos: expectativas, desafios e caminhos. A especificidade do trabalho em casas históricas. Diálogo com os acervos: biográfico, museológicos, paisagístico e arquitetônico. Plano educacional: elaboração, eixos de atuação e linhas de pesquisa. |
Aparecida Marina de Souza Rangel |
Conservação e Gerenciamento de Coleções de Obras Raras (Disciplina optativa – 4 créditos) Conservação de livros raros no Brasil: panorama histórico. História da encadernação, história da conservação-restauração, materiais e técnicas empregadas, elementos estruturais das encadernações, critérios de intervenções e ética profissional. |
Edmar Moraes Gonçalves; Maria Luisa Ramos de Oliveira Soares |
Conservação Preventiva: a Interface entre Edifícios e Coleções (Disciplina optativa – 4 créditos) Aborda relações existentes entre os acervos móveis, os edifícios que os abrigam e os sítios onde estes se localizam, compreendidos como conjuntos sistêmicos, nos quais a ação pontual pode comprometer sua preservação. São objetos de estudo os museus e suas reservas técnicas, e, também, os arquivos, bibliotecas e centros de documentação com seus depósitos e áreas de guarda. Conservação preventiva como estratégia de gestão da preservação: técnicas e conceitos. |
Claudia Suely Rodrigues de Carvalho |
Estado e Cidadania (Disciplina optativa – 4 créditos) A disciplina Estado e Cidadania introduzirá os temas básicos da ciência política em suas relações com a cidadania, buscando alargar o escopo entre direitos do cidadão e direitos humanos e seus efeitos nos processos sociais e na constituição de novos sujeitos jurídicos, em especial aqueles que digam respeito à difusão, acesso, uso e apropriação do patrimônio documental, material e imaterial, e sua evolução no Brasil, inserindo-os em uma ampla discussão sobre os fundamentos da cidadania, da garantia das identidades culturais e da proteção aos direitos e organização dos fluxos culturais e simbólicos. Semelhantes questões, dentre outras, obedecerão a um tratamento conceitual e as conjunturas políticas e sociais do Brasil e do mundo em uma perspectiva histórico-jurídica. Daí a ênfase simultânea no embate entre diferentes valores e costumes “locais” e uma cultura global, os direitos humanos num contexto de globalização, de fragmentação cultural e de políticas de identidades (universalismo, relativismo cultural, multiculturalismo, interculturalismo e diversidade cultural), as contradições entre uma política da diferença e uma política da igualdade (grupos identitários, minorias e políticas afirmativas) e a inserção jurídico-política dos direitos e da cidadania na ordem democrática de 1988 e seu impacto nas políticas públicas. |
Charles Matheus Pontes Gomes; Fabio José Kerche Nunes |
Fontes Seriais e Bancos de Dados para o Estudo da Escravidão e do Pós-Abolição: Fontes Cartorárias, Eclesiásticas e Computação (Disciplina optativa – 4 créditos) A disciplina tem por objetivo oferecer aos alunos uma imersão no trato de fontes seriais (cartorárias e eclesiásticas, mas não apenas), visando prover-lhes de metodologias específicas para localização, levantamento, digitalização e montagem de bancos de dados com o material recolhido. Tal procedimento deverá, portanto, ser complementado com o ensino dos fundamentos de softwares específicos, como o Statistical Package of Social Science. Ao final do curso, os discentes devem estar preparados para oferecer seus conhecimentos ao mercado, sobretudo aquele representado por pesquisadores de ciências humanas. |
Ivana Stolze Lima |
Gestão Museológica (Disciplina optativa – 4 créditos) A formação do gestor. O papel do gestor para a realização da missão institucional. Legislação e regulamentos afetos à gestão museológica. O Estatuto dos Museus e o Plano Museológico. O gerenciamento de pessoal: formação e coordenação da equipe museológica, os estagiários, bolsistas e voluntários. O gerenciamento do acervo museológico: tratamento da documentação, conservação dos acervos, medidas de segurança e políticas de doação, aquisição, baixas e empréstimos. Gerenciamento da pesquisa: pesquisa do acervo e produção de conhecimento. Gerenciamento da comunicação: museografia, exposição, interpretação e educação, visibilidade do museu e marketing. Gerenciamento da visitação: serviços ao público, benefícios ao usuário, acessibilidade, consulta ao público e integração com a comunidade. Os novos públicos e a demanda social. Gerenciamento de patrimônio e instalações. Gerenciamento financeiro: planejamento, orçamento, projetos e contratações. As redes de museus. Agências de fomento e patrocínios, os ingressos, as lojinhas, cafeterias e restaurantes. As Associações de Amigos. Discussões sobre a estrutura organizacional dos museus brasileiros, os nacionais e os pequenos museus, em especial os museus casas. Reflexões sobre a relação entre ética e gestão museológica, a responsabilidade pública do gestor e os museus como agentes de desenvolvimento social. |
Aparecida Marina de Souza Rangel |
Imprensa, Cultura Escrita e Práticas de Comunicação (Disciplina optativa – 4 créditos) Aspectos teóricos e práticos das formas de produção, circulação e recepção da cultura escrita. Lugar dos livros e da leitura. Periódicos como objeto e fonte de pesquisa histórica. Imprensa e projetos políticos. Literatura e imprensa. |
Isabel Idelzuite Lustosa da Costa |
Memória, Identidades e Poder (Disciplina optativa – 4 créditos) Memória: processo de reconstrução e ressignificação de informações e experiências de vida. Lembrança e esquecimento na construção da memória (social e coletiva). Memória, relações de poder e produção de verdades. Memória e política: multiplicidade de memórias e identidades em disputa. Pluralidade de leituras e sentidos: refazer, reconstruir, repensar fatos e experiências do passado, com imagens e ideias de hoje. Papel da memória como fator transformador das relações sociais. Produção de memória política de minorias sociais e culturais e sua relação com a cidadania. Relação entre políticas públicas de cultura e políticas de memória. Conceitos de biopoder e biopolítica. |
Nádia Maria Weber Santos |
Memória, História e Patrimônio (Disciplina optativa – 4 créditos) Entendendo os termos: a memória como fenômeno social, a história como forma de conhecimento, o patrimônio como prática institucional e social. As problemáticas da memória social, dos lugares de memória e da memória coletiva. A multiplicidade das definições e usos das definições conceituais de patrimônio. Aspectos históricos e legais da proteção do patrimônio no Brasil. Conflitos em torno da noção de patrimônio. Relações entre acervo, memória e patrimônio. Patrimônio cultural material e imaterial. |
Ana Maria Pessoa dos Santos; Marcos Guedes Veneu (2017.2) Ana Maria Pessoa dos Santos; Antonio Herculano Lopes; Marcos Guedes Veneu (2020.2) |
Metodologias de Pesquisa (Disciplina obrigatória – 6 créditos) Pesquisa e método. O papel dos procedimentos, das técnicas e dos instrumentos na metodologia. Pesquisa e produção de conhecimento. Construção científica do objeto de pesquisa e relações com ideologia e senso comum (doxa). Discurso e trabalho científico. Estratégias metodológicas. Discussão de questões de metodologia nas propostas iniciais de pesquisa dos mestrandos. Pesquisa em obras de referência, em documentos e fontes primárias em geral. |
Antonio Herculano Lopes; Euclides Mauricio Siqueira de Souza; Laura Aparecida Ferreira do Carmo; Soraia Farias Reolon (2016.1) Laura Aparecida Ferreira do Carmo (2017.1) Laura Aparecida Ferreira do Carmo; Soraia Farias Reolon (2018.1) Laura Aparecida Ferreira do Carmo; Sandra Rebelo; Soraia Farias Reolon (2019.1) Laura Aparecida Ferreira do Carmo; Maria de Fátima Moreira Martins Correa; Soraia Farias Reolon (2020.1 e 2021.1) |
Museu Casa: Musealização da Vida Privada (Disciplina optativa – 4 créditos) Casas históricas em museus casa: funcionamento e gestão. Intervenção museológica. Metodologias específicas para o estudo do espaço e de coleções enquanto lugares de memória, conservação preventiva, restauração e segurança. Políticas pedagógicas. Exposições temporárias. Serviços, financiamento e sustentabilidade desses espaços em sua diversidade tipológica. |
Ana Maria Pessoa dos Santos; Aparecida Marina de Souza Rangel; Jurema da Costa Seckler; Marcos Guedes Veneu |
O Nacional, o Moderno e o Popular no Brasil e em Perspectiva Comparada (Disciplina optativa – 4 créditos) A historicidade dos conceitos de nacional, moderno e popular, seus contornos, limites e formas de circulação. Diferentes produções intelectuais e artísticas. Construções énicas e/ou identitárias, linguagens e atores sociais. Aspectos teóricos que envolvem práticas de leitura e formas de mediação cultural. |
Antonio Herculano Lopes |
Oficina de História Oral (Disciplina optativa – 4 créditos) Possibilidades de aplicação da história oral. Procedimentos teóricos e metodológicos no uso da história oral. Preparação e realização de entrevistas gravadas. Técnicas de transcrição e edição. Reflexão sobre a produção do documento. Especificidades do trabalho com documentos sonoros. Debates sobre a construção, conservação e disponibilização de arquivos sonoros. Aspectos técnicos e éticos. |
Joëlle Rachel Rouchou; Lia Calabre de Azevedo |
O Paradigma Cultural Hoje (Disciplina optativa – 4 créditos) A pós-modernidade e a contemporaneidade: os sujeitos sociais. As transições de um paradigma político para um paradigma econômico e social servirão para fundamentar a hegemonia de um paradigma cultural no capitalismo cognitivo e das redes. Nesse contexto, as relações entre sujeitos pessoais, sociais e culturais serão articuladas ao conceito de multidão e à realização da política pela cultura. |
Eula Dantas Taveira Cabral |
Políticas Culturais: Textos e Contextos (Disciplina optativa – 4 créditos) Políticas culturais e políticas públicas: conceitos e contextos. Análise histórica das políticas culturais. Implicação de fatores sociais, políticos, econômicos e institucionais nas políticas culturais. Políticas setoriais: tipologias. Políticas e práticas culturais na contemporaneidade. |
Lia Calabre de Azevedo |
Seminário de Projeto de Pesquisa (Disciplina Obrigatória – 6 créditos) O objetivo é reunir anualmente os mestrandos em fase de elaboração de seus projetos de qualificação e de trabalhos de conclusão de curso, de modo a criar um espaço de intercâmbios e críticas mútuas que contribuam para o aperfeiçoamento dos respectivos trabalhos e projetos. |
Christian Edward Cyril Lynch; Claudia Suely Rodrigues de Carvalho (2016.1) Christian Edward Cyril Lynch (2017.1) Antônio Herculano Lopes (2018.1) Fabio José Kerche Nunes (2019.1) Eula Dantas Taveira Cabral (2020.1 e 2021.1) |
Tópicos especiais (Disciplina optativa – 4 créditos) Tem por objeto analisar as formas de construção do campo relacionado a memória e acervos, partindo de escopo conceitual amplo a partir do qual se constrói o conhecimento nessas áreas e discutindo as questões que o informam. |
Christian Edward Cyril Lynch; José Almino de Alencar e Silva Neto (2016.2: Interpretações do Brasil) José Maria Jardim (2019.2: Governança Arquivística) Claudia Suely Rodrigues de Carvalho (2020.1: Acervos na Casa de Rui Barbosa: Um Panorama das Ações de Preservação); José Almino de Alencar e Silva Neto (2021.2: Os arquivos da FCRB e a história política e cultural do Brasil) |